RR ROBERTO

Arquiteto e urbanista e engenheiro RR Roberto mudou-se para Brasília em setembro de 1958 e, desde janeiro de 1959, prestou serviço na área pública - Governo do Distrito Federal - como desenhista técnico de topografia e urbanismo.

Lotado no Departamento de Terras e Agricultura (DTA), desenvolveu desenhos de urbanismo de setores do Plano Piloto, da cidade de Sobradinho e Gama. Nasceu de sua prancheta, o desenho dos primeiros traços da então cidade-satélite de Taguatinga, baseados em estudo sumário de Jaime Queiroz, diretor do departamento naquela época.

Em 1965, ingressou na Universidade de Brasília, no curso de arquitetura e urbanismo, o qual concluiu em 1971. Logo após sua formação, ocupou cargo de assessor técnico no GDF e, em seguida, foi diretor da divisão de arquitetura. De 1977 a 1989 foi diretor do departamento de arquitetura da Secretaria de Viação e Obras, quando se aposentou. Na Secretaria, projetou os Edifícios Sede dos Órgãos Regionais (SAUS); o Anexo do Tribunal Superior do Trabalho (SAUS); o Edifício Anexo do Superior Tribunal de Recursos (SAUS); o Edifício Sede do SuperiorTribunal Eleitoral; o Anexo do Tribunal de Contas do DF; a sede da Escola de Formação de Bombeiros; a sede do Corpo de Bombeiros e a Capela da Polícia Militar do DF.

Em seu escritório particular, projetou, construiu ou assessorou obras residenciais, centros clínicos, como o Complexo Hospitalar Santa Luzia; escola, como o Maristão (Ginásio de Esportes e Auditório) na SGAS; igrejas e templos, como o da Legião da Boa Vontade (LBV) na Asa Sul, e edifícios comerciais, como o Alameda Shopping, em Taguatinga.

Em 1972, foi condecorado, com medalha e diploma da ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO DO TRABALHO, sendo novamente indicado para receber a mesma condecoração em 1979. E em 2004, foi reconhecido como Cidadão Honorário pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Voltar para a página principal

Subscribe to our newsletter