Apresentação

Bem-vindos(as) ao site oficial do 10º Encontro CAU/DF! Este ano, celebramos dez anos de realização desse importante evento pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF. Por essa razão, o tema escolhido para esta edição especial é INSPIRAÇÕES PROFISSIONAIS PARA MAIS UMA DÉCADA.

Ao longo dessa trajetória, trocamos ideias, referências e debatemos sobre o que importava em momentos de transformações sociais, políticas, econômicas e comportamentais. Foram diversos palestrantes e projetos, do Brasil e do Exterior, que trouxemos para promover o debate em torno de questões essenciais para o desenvolvimento da profissão e da nossa sociedade.

Prestamos também homenagens a profissionais da arquitetura, do urbanismo e de áreas afins que tiveram (e ainda têm) relevância pelo legado deixado no exercício de suas profissões, seja contemplando o planejamento urbano, a construção e o desenvolvimento das cidades, seja o aprimoramento da própria arquitetura e urbanismos nacionais.

Este ano, o Encontro volta a ser híbrido – presencial (na sede do CAU/DF, em Brasília) e virtual, com transmissão ao vivo pelo nosso canal no Youtube (bit.ly/canalcaudf). Serão três dias de palestras e bate-papo entre convidados e a plateia, nos dias 21 a 23 de novembro de 2022, a partir das 19h.

Cada dia, será abordado um tema diferente: ARQUITETURA COMERCIAL E CENOGRAFIA, URBANISMO E PAISAGISMO e ARQUITETURA DE INTERIORES E EXTERIORES (veja a programação completa abaixo). A mediação será realizada por conselheiros do CAU/DF desta gestão (2021-2023).

Tenham todos um excelente evento!

PROGRAMAÇÃO

  • Dia 21/11 – Tema: ARQUITETURA COMERCIAL E CENOGRAFIA
  • 19h - 19h15 – Solenidade de Abertura
  • 19h15 – 20h – Palestra: Oceano Arquitetura
  • 20h - 20h45 – Palestra: Andrey Hermuche
  • 20h45 – 21h15 – Bate-papo com os palestrantes
  • 21h15 – Encerramento (coffee-break)
  • Mediador: Conselheiro do CAU/DF – Caio Frederico
  • Dia 22/11 – Tema: URBANISMO E PAISAGISMO
  • 19h - 19h15 – Solenidade de Abertura
  • 19h15 – 20h – Palestra: Alejandra Devecchi
  • 20h - 20h45 – Palestra: Júlio Pastore
  • 20h45 – 21h15 – Bate-papo com os palestrantes
  • 21h15 – Encerramento (coffee-break)
  • Mediador: Conselheira do CAU/DF – Renata Seabra
  • Dia 23/11 – Tema: ARQUITETURA DE INTERIORES E EXTERIORES
  • 19h - 19h15 – Solenidade de Abertura
  • 19h15 – 20h – Palestra: Casulo Arquitetura
  • 20h - 20h45 – Palestra: Terra e Tuma Arquitetos
  • 20h45 – 21h15 – Bate-papo com os palestrantes
  • 21h15 – Encerramento (coffee-break)
  • Mediador: Conselheira do CAU/DF – Pedro Grillo

Palavra da Presidente

Estamos na reta final de 2022. Um ano de retomada das nossas vidas pós-pandemia, de recomeços e de planejamento. Um ano de eleições nacionais. Esse também é o penúltimo ano de minha gestão à frente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF e muito foi feito nesses dois anos de trabalhos intensos e de inúmeras realizações.

Lançamos e demos início às atividades de projetos que incentivam o empreendedorismo (Cocreation Lab CAU/DF); a qualidade de vida de pessoas desprovidas de infraestrutura básica em suas moradias (Nenhuma Casa sem Banheiro); de conscientização de estudantes do Ensino Médio sobre a importância da nossa profissão (CAU/DF nas Escolas); de informação a formandos e graduando sobre a importância do Conselho para a sociedade e arquitetos (CAU Portas Abertas), e tantos outros que consolidaram a sua marca, como o “Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília” e os “Prêmio TCC CAU/DF” e “Prêmio Docentes – Práticas Inovadoras de Ensino”. Direcionamos nossos recursos e esforços para trazer ainda mais conhecimentos aos arquitetos e urbanistas do DF, por meio do lançamento de novas publicações, da realização de inúmeros eventos técnicos e de nossa primeira exposição em nossa sede com foco em ATHIS.

Este Encontro CAU/DF vem encerrar o ano de 2022 e faz parte das comemorações do Dia do Arquiteto e Urbanista, celebrado em 15 de dezembro. São dez anos realizando nossos Encontros, e, para isso, contamos com a sua participação para prestigiar mais esse grande feito de nosso Conselho e que é totalmente feito para vocês.

Até breve!

Arq. Urb. Mônica Blanco
Presidente do CAU/DF

palestrantes

OCEANO ARQUITETURA

Gustavo Góes é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB). Tem pós-graduação em Teoria e História da Arquitetura (THAU) pela mesma instituição...

Leia mais
ANDREY HERMUCHE

Andrey Meirelles Ota Hermuche colabora na percepção da poesia e energia de viver, porque conhece a força que o mergulho no universo artístico...

Leia mais
ALEJANDRA MARIA DEVECCHI

Alejandra Maria Devecchi é doutora em Planejamento Urbano e Regional com mais de 30 anos de experiência na gestão e desenvolvimento de projetos urbanos...

Leia mais
Prof. JULIO PASTORE

Professor adjunto da Universidade de Brasília - UnB, nas áreas de Paisagismo, Arborização Urbana e Jardinagem, com pesquisas na área de "Teoria do Paisagismo"...

Leia mais
CASULO ARQUITETURA

Casulo é um atelier de transformação e ressignificação com foco na relação do antigo, existente, com a ideia de sustentabilidade e vivência contemporânea..

Leia mais
TERRA E TUMA ARQUITETOS

Fernanda Sakano é formada, em 2010, pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos. Concluiu a pós-graduação em habitação e cidade na Escola da Cidade em 2013...

Leia mais