Apresentação

Bem-vindos(as) ao site oficial do 9º Encontro CAU/DF! A novidade da edição deste ano é a realização híbrida – presencial (na sede do CAU/DF, em Brasília) e virtual, com transmissão ao vivo pelo nosso canal no Youtube – do nosso tradicional evento que, a cada ano, se consolida como uma excelente oportunidade para trocarmos ideias, referências e debatermos sobre o que importa neste momento de transformações sociais e comportamentais.

Outra mudança é a ampliação do nosso Encontro de quatro para cinco dias de atividades – 13 a 17 de dezembro. Cada dia, será abordado um tema diferente: Urbanismo, ATHIS, Paisagismo, Arquitetura de Interiores e Arquitetura Brasileira (veja a programação completa abaixo).

Em 2021, o evento traz como tema principal Arquitetura, Cidade e Resiliência em Tempos de Crise e reflete a necessidade de repensar o papel dos arquitetos e urbanistas como profissionais e cidadãos, diante de suas responsabilidades com o planejamento urbano, a construção das cidades e o desenvolvimento dos grandes centros diante dos desafios da sustentabilidade. Para tanto, foram convidados palestrantes que se destacam no Brasil e no mundo, cuja atuação e projetos já contribuíram (e contribuem) para essa evolução social.

Após as palestras, haverá um bate-papo com os convidados e a interação dos participantes pelo chat do canal do CAU/DF no Youtube. E como ocorre em todas as edições, este ano o Conselho prestará uma homenagem aos profissionais cuja trajetória profissional e legado são reconhecidos local, nacional e mundialmente.

O Encontro CAU/DF é um evento tradicional, realizado anualmente pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, com a organização da Comissão Temporária de Eventos e Comunicação. Como nas edições anteriores, conta com o apoio das entidades que compõem o Colegiado de Entidades Distritais de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CEAU- DF). São elas: AeArq, ABAB, ABEA, Arquitetos-DF, IAB-DF e Fenea-Centro.

PROGRAMAÇÃO

  • Dia 13/12 – Tema: Urbanismo
  • 19h - 19h30 - Palestrante: Arq. Urb. Anthony Ling – Caos Planejado
  • 19h30 - 20h - Palestrante: Arq. Urb. Sérgio Póvoa Pires
  • 20h - 20h30 - Palestrante: Arq. Urb. Gabriela Tenório - Professora FAU-UnB
  • Mediador: Arq. Urb. Caio Frederico e Silva
  • Dia 14/12 – Tema: ATHIS
  • 19h - 19h30 - Palestrante: Arq. Urb. Vânia Burigo, conselheira e membro da Comissão de Política Profissional do CAU/BR
  • 19h30 - 20h - Palestrante: Arq. Urb. Cláudia Pires - Arquitetos pela Moradia
  • 20h - 20h30 - Palestrante: Arq. Urb. Liza Andrade - Professora FAU-UnB
  • Mediadora: Arq. Urb. Sandra Marinho
  • Dia 15/12 – Tema: Paisagismo
  • 19h - 19h30 - Palestrante: Arq. Urb. Mariana Siqueira (Jardins do Cerrado)
  • 19h30 - 20h - Palestrantes: Arq. Urb. Eliane Guaraldo - Docente e pesquisadora em paisagem - UFMS
  • 20h - 20h30 - Palestrante: Arq. Urb. Camila Sant´Anna - Arquiteta Paisagista e Docente - UFG
  • Mediadora: Arq. Urb. Gabriela Cascelli Farinasso
  • Dia 16/12 – Tema: Arquitetura de Interiores
  • 19h - 19h30 - Palestrante: Arq. Urb. Clarice Semerene (Studio Clarice Semerene)
  • 19h30 - 20h - Palestrantes: Arq. Urb. Mário Guidoux e Gabriel Giambastiani (0 e 1 Arquitetos)
  • 20h - 20h30 - Palestrante: Arq. Urb. Messina Rivas (Messina Rivas Arquitetura)
  • Mediadora: Arq. Urb. Larissa de Aguiar Cayres
  • Dia 17/12 – Tema: Arquitetura Brasileira
  • 19h - 19h30 - Palestrantes: Arqs. Urbs. Cintia, Deborah e George Lins (Lins Arquitetos Associados)
  • 19h30 - 20h - Palestrantes: Arq. Urb. Laurent Troost (Laurent Troost Arquitectures)
  • 20h - 20h30 - Palestrante: Arq. Urb. Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco (Bloco Arquitetos)
  • Mediador: Arq. Urb. Pedro Grilo

Palavra da Presidente

2021 tem sido um ano de muitos desafios pessoais e profissionais para todos nós. No meu caso, em especial, é o meu primeiro ano da gestão 2021/2023 como presidente deste conselho.

Sou a primeira mulher a assumir esta posição desde sua criação em 2010, O QUE me DEIXA HONRADA E GRATA PELA CONFIANÇA EM MIM DEPOSITADA. Estejam certos que estou procurando fazer o meu melhor.

Além de desafios, o ano de 2021 também nos trouxe esperanças de dias melhores diante das ameaças de uma pandemia ainda presente, mas em fase de controle graças à vacinação de nossa população.

VIVA O SUS!

E isso é motivo real para comemorarmos, pois estamos retomando nossas atividades presenciais aos poucos, com todos os cuidados necessários, juntos aos nossos colegas de trabalho e à convivência com amigos e familiares.

Neste sentido é que o CAU/DF promoverá de forma híbrida – presencial e virtual - o 9º Encontro de Arquitetura e Urbanismo, que neste ano vem com o tema: “Arquitetura, Cidade e Ecologia”.

Será nosso segundo evento realizado em nossa nova sede – outro grande motivo para comemorarmos - quando confraternizaremos com nossos colaboradores, conselheiros, Palestrantes e convidados.

É importante dizer ainda que a nona edição do Encontro CAU/DF é resultado de muito esforço e dedicação dos integrantes de nossa Comissão Temporária de Eventos e Comunicação – sob a coordenação do vice-presidente Pedro Grilo, e dos colaboradores desta autarquia federal. Inicia-se assim um novo ciclo na programação cultural deste Conselho, que pretende trazer muitas novidades nesta gestão.

Assim é que convido a todas e a participarem deste 9° Encontro CAU/DF, que foi organizado com muito carinho para vocês. Venham prestigiar nossos palestrantes que, a partir de seu vasto conhecimento, apresentarão suas principais produções arquitetônicas e urbanísticas. Que todos tenhamos condições de aprender, ampliar e reciclar conhecimentos e vivências com os arquitetos convidados.

Contamos com a sua participação!

Arq. Urb. Mônica Blanco
Presidente do CAU/DF

palestrantes

ARQ. URB. ANTHONY LING

Fundador e editor do “Caos Planejado”, uma plataforma digital sobre urbanismo. Fez MBA na Stanford Graduate School of Business e é atualmente Diretor da Évora S.A.

Leia mais
ARQ. URB. SÉRGIO PIRES

Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especializou-se em Planejamento Urbano e Regional pela Deutsche...

Leia mais
ARQ. URB. GABRIELA DE SOUZA TENÓRIO

Nascida em Juiz de Fora, MG, mora em Brasília desde 1974. Arquiteta e urbanista, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/FAU da Universidade de Brasília/UnB....

Leia mais
ARQ. URB. NÁDIA SOMEKH

Primeira mulher a ocupar a presidência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Nadia Somekh é professora emérita da Universidade Presbiteriana...

Leia mais
CLÁUDIA PIRES

Cláudia Pires é Arquiteta Urbanista, Professora e proprietária de um escritório de Assessoria Técnica, produção de habitação em regime de incorporação popular...

Leia mais
LIZA ANDRADE

Graduada em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado (2005) e doutorado (2014) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília ...

Leia mais
MARIANA SIQUEIRA

Mineira, deixou Belo Horizonte aos 17 anos. Estudou Arquitetura e Urbanismo em São Paulo (FAU-USP); trabalhou como arquiteta voluntária na Índia rural ...

Leia mais
ELIANE GUARALDO

Docente e pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduação, Mestrado e Doutorado na USP em Estruturas Ambientais Urbanas. Pos-doutorado...

Leia mais
CAMILA SANT´ANNA

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB), com a tese intitulada “A infraestrutura verde e sua contribuição para o desenho...

Leia mais