Apresentação

O sucesso do tema escolhido para a sexta edição do Encontro CAU/DF, realizada em dezembro de 2018, fez com que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF e parceiros nessa iniciativa repetissem a abordagem “Latino-Americanidade” em uma segunda etapa de debates.

O 7° Encontro CAU/DF será realizado no próximo dia 8 de outubro e, apesar da repetição do tema, novidades foram implementadas este ano. A primeira delas corresponde ao local de sua realização, que ocorrerá em dois marcos da arquitetura em Brasília.

As palestras e o bate-papo com os convidados irão acontecer das 15h às 18h30, no ilustre auditório do Palácio Itamaraty – projeto do arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em Brasília (DF), gentilmente cedido para a realização de nosso evento.

Por sua vez, a confraternização com os participantes e a solenidade de homenagem a três arquitetos e urbanistas pelos serviços prestados à profissão (veja aqui quem são) ocorrerão na Embaixada do México – um projeto dos renomados arquitetos mexicanos Teodoro González de León, Abraham Zabludowsky e Francisco Serrano. Os homenageados serão agraciados com uma peça produzida e gentilmente cedida pela loja urb, com sede na Capital Federal.

Palestrantes

Nesta sétima edição, o Encontro CAU/DF trará os arquiteto e urbanista mexicano Salvador Macías, do escritório Estudio Macías Peredo, e os brasileiros Vinicius Hernandes de Andrade, sócio-diretor do escritório Andrade Morettin Arquitetos (SP), além de Igor Campos e Hermes Romão do escritório brasiliense Estúdio MRGB. As palestras serão seguidas por um bate-papo com os convidados, sob a mediação do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, arquiteto Daniel Mangabeira.

Esta será uma ótima oportunidade para trocar experiências e conhecimentos técnicos com profissionais cujos escritórios de arquitetura e urbanismo se destacam pela qualidade e inovação em seus projetos.

O 7° Encontro CAU/DF é um evento tradicional, realizado anualmente pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, com apoio do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CEAU-DF), do Ministério de Relações Exteriores, da Embaixada do México e do Brasília Palace Hotel. Este ano, o evento receberá o patrocínio da Associação dos Lojistas do Casa Park Shopping Center e da empresa São Geraldo Materiais para Construção.

PROGRAMAÇÃO

  • 14h30 - 15h00 Credenciamento
  • 15h00 - 18h30 Local: Palácio do Itamaraty - Palestras e Bate-papo
    • PALESTRANTES CONVIDADOS:
    • Estúdio MRGB (DF) - Arq. Urb. Igor Campos e Hermes Romão
    • Andrade Morettin Arquitetos (SP) - Arq. Urb. Vinicius Hernandes de Andrade
    • Estudio Macías Peredo (México) – Arq. Salvador Macías
    • HOMENAGEADOS:
    • Alberto Alves de Faria
    • Sérgio Parada
    • Frederico de Holanda
  • 19h00 - 22h - CONFRATERNIZAÇÃO
    • Local: EMBAIXADA DO MÉXICO

Palavra do Presidente

Chegamos à sétima edição do Encontro CAU/DF prestes a comemorar a chegada, em 2020, dos 60 anos de nossa Capital Federal, dos dez anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e do início do terceiro ano de nossa gestão à frente do CAU/DF (2018-2020). No ano que vem, teremos diversas razões para celebrar, inclusive a exposição que nossa cidade receberá em decorrência da participação de arquitetos e urbanistas do mundo todo no 27° Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2020 RIO, que movimentará nosso turismo, nossa economia e nossa sociedade.

Antes de anteciparmos as celebrações, faz-se necessário fazer uma breve avaliação dos acontecimentos nesses dois últimos anos de gestão.

O primeiro ano representou um período de adaptações, de realização de novos projetos e de continuidade às iniciativas que já vinham promovendo a Arquitetura e o Urbanismo junto à sociedade, como é o caso deste Encontro. Neste segundo ano, enfrentamos novos desafios. Alguns questionaram nossa atuação como Conselho e as atribuições privativas dos nossos profissionais, mas também nos fortaleceram como entidade e reforçaram a importância do Conselho para a promoção da Arquitetura e do Urbanismo, bem como para a garantia do exercício profissional com qualidade, segurança e ética.

Entretanto, o ano de 2019 ainda não se encerrou. Temos muitas atividades a serem executadas até ser concluído. Prova disso é o Encontro CAU/DF que chega a sua sétima edição repetindo uma fórmula que já existia e sempre deu muito certo: promover a troca de experiências e transmitir conhecimentos mediante a valorização de projetos que se destacaram na América Latina e que têm influenciado arquitetos e urbanistas no Brasil e no Exterior. Trazer à sociedade informação que melhore e fortaleça a arquitetura e o urbanismo como parte integrante da nossa cultura.

Para tanto, repetimos o tema “Latino-Americanidade” por não ter se esgotado na edição anterior do evento, e que voltará a será abordado pelos nossos palestrantes por sua real significância. Pretendemos dar continuidade às conexões entre produção brasileira e, desta vez, mexicana, destacando as similaridades socioculturais, econômicas e construtivas, benéficas ao desenvolvimento da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil.

Além desse intercâmbio, aproveito a oportunidade para convidar a todos para celebramos a vida daqueles que contribuíram para construir a história da arquitetura e do urbanismo, por meio de uma singela homenagem durante o 7° Encontro CAU/DF. Iremos reverenciar personagens locais, cujas colaborações pessoais e profissionais ajudaram a moldar outros arquitetos e urbanistas e a modificar a paisagem das nossas cidades. Serão momentos de agradecimento, reflexão e compartilhamento.

Aguardo todos vocês!

Arq. Urb. Daniel Mangabeira
Presidente do CAU/DF

palestrantes

LOCAIS DOS EVENTOS: Palácio do Itamaraty e
Embaixada do México

Palácio Itamaraty Esplanada dos Ministérios - Bloco H Brasília/DF.

Mapa do local

Embaixada do México - SES Av. das Nações, Qd. 805, Lote 18, Brasília - DF.

Mapa do local

Galeria de imagens dos encontros passados

Subscribe to our newsletter