Una Arquitetos

A Una Arquitetos é uma associação de arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, fundada em 1996. Seus sócios – Cristiane Muniz, Fábio Valentim, e Fernando Viégas – e sua equipe desenvolvem projetos em diversas escalas e programas como equipamentos para transporte público e projetos urbanos, espaços culturais, escolas, edifícios residenciais e comerciais.

O escritório já recebeu diversos prêmios por projetos e obras construídas. Entre eles, vários concedidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), tendo recebido em 2008, o prêmio máximo dessa instituição, o prêmio Carlos Barjas Milan, pelo projeto da Nova Estação Piqueri. Foi premiado na V Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com o projeto para o Centro Universitário Maria Antônia (USP) e do Instituto de Arte Contemporânea, e na VII Bienal, com o projeto urbano para os bairros paulistas da Mooca e Ipiranga. Em 2003, integrou a equipe do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no projeto para candidatura de São Paulo à sede das Olimpíadas de 2012.

Participou ainda de diversos eventos nacionais e internacionais. Expôs em duas edições da Bienal de Arquitetura de Veneza: em 2004, no Pavilhão do Brasil, representando o país, a convite da curadoria nacional, e em 2006, no Pavilhão Arsenalle – selecionado pela curadoria internacional. Em 2010, foi convidado a expor na Trienal de Arquitetura de Lisboa, tendo desenvolvido especialmente para a Trienal um projeto de habitação em Caranguejo Tabaiares, Recife. Além disso, já integrou a exposição Coletivo - Arquitetura Paulista Contemporânea, exibida inicialmente em São Paulo (Centro Universitário Maria Antônia), e posteriormente no Rio de Janeiro, Lisboa, Zurich, St. Louis, Braumschweig, com livro editado pela Cosac e Naify.

Sobre a Palestrante

Fernanda Barbara é arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). É mestre pela mesma faculdade. É sócia-fundadora do escritório Una Arquitetos. Atualmente, é Assessora Executiva da Escola da Cidade e coordenadora da Plataforma Plus, um laboratório de pesquisa na instituição, com o arquiteto francês Frédéric Druot (Paris), Camille Bianchi e com o sociólogo José Guilherme Pereira Leite. Já participou de seminários e proferiu palestras em Chicago, Paris, Porto, Lisboa, Querétaro, Santiago do Chile, Montevideo, La Plata, Córdoba e diversas cidades brasileiras. Em 2016, integrou o júri do concurso internacional da Trienal de Arquitetura de Lisboa - Début Award.

Projetos em Destaque

Fernanda Barbara

Seus sócios – Cristiane Muniz, Fábio Valentim, e Fernando Viégas – e sua equipe desenvolvem projetos em diversas escalas e programas como equipamentos para transporte público e projetos urbanos, espaços culturais, escolas, edifícios residenciais e comerciais.

Voltar para a página principal

Subscribe to our newsletter