TO.DO Serviços de Arquitetura

O TO.DO é um escritório de arquitetura, consultoria e design, cujo propósito é gerar intimidade das pessoas com o urbano e com os objetos arquitetônicos. Atuando de maneira officeless (sem sede física própria) no mercado de Brasília desde abril deste ano, o escritório busca desenvolver projetos residenciais e comerciais na Capital Federal e em outras cidades do país.

Nos últimos anos, a equipe tem se destacado também por seus projetos institucionais em todo o Brasil, em alguns casos, desenvolvidos em conjunto com outros escritórios. O edifício garagem do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é um exemplo. Em colaboração com o escritório Sérgio Roberto Parada Arquitetos Associados, a edificação com 60.000 m² teve início em 1998 e surgiu como resposta ao déficit de áreas de estacionamento, melhorando sensivelmente o trânsito da região. O conceito inicial do projeto foi a atenção à paisagem local, de modo que o edifício se integrasse ao espaço urbano a partir de uma forma livre e respeitosa em relação ao terminal de passageiros construído na década de 50. No mesmo segmento aeroportuário e repetindo a parceria, a TO.DO participou mais recentemente da reforma e ampliação do Aeroporto de Brasília, onde o foco principal foi o usuário, sempre mantendo os elementos como referências.

Outros projetos do escritório se destacam no cenário arquitetônico brasiliense, com destaque para o centro bilíngue Casa Thomas Jefferson, no Lago Sul, e o restaurante El Paso, na Asa Sul – um projeto atemporal que representa as características da cultura latino-americana. Casas residenciais na Capital Federal e em Paracatu, Minas Gerais, também fazem parte do acervo de projetos do escritório.

Sobre a Palestrante

Natural de Brasília (DF), a arquiteta e urbanista Suyene Riether Arakaki se formou pela Universidade de Brasília (UnB) em julho de 1997 e é mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (2012). Possui especialização em Planejamento e Design de Interiores pela Faculdade Estácio de Sá (2004). Em 2007, e recebeu como prêmio e títulos o primeiro lugar no Prêmio Nova Arquitetura de Brasília, concedido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), na categoria “Obras Não Construídas”, além de menção honrosa na Mostra Competitiva da IV Bienal de Arquitetura de Brasília, do IAB, no ano de 2003.

Atualmente, é sócia-proprietária do escritório TO.DO Serviços de Arquitetura e professora do Centro Universitário de Brasília (Uniceub).

Projetos em Destaque

Suyene Riether Arakaki

Natural de Brasília (DF), a arquiteta e urbanista Suyene Riether Arakaki se formou pela Universidade de Brasília (UnB) em julho de 1997 e é mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (2012).

Voltar para a página principal

Subscribe to our newsletter