Studio Arthur Casas

Com escritórios em São Paulo e Nova York, o Studio Arthur Casas atua em diferentes áreas, incluindo arquitetura residencial e comercial, edifícios, interiores, design e urbanismo, e tem projetos entregues em diversos países, entre eles Japão, França, EUA e México.

Prêmios, a exemplo do Retail Design Institute 2014 para a livraria Saraiva, no Rio de Janeiro, e a eleição da loja de vinhos Mistral, em São Paulo, como o melhor projeto comercial do mundo pela revista Interior Design, ou a vitória em diversos concursos nacionais, como o Campus Cabral da UFPR, em Curitiba, e o Pavilhão Brasileiro da Expo Milão 2015, além dos iF Design Awards 2016 e 2017, demonstram tanto a amplitude do trabalho do Studio quanto o êxito alcançado nessa diversidade.

O percurso abrangente, composto por mais de 200 projetos apenas nos últimos cinco anos, não diminui o desafio de atender a clientes que desejam, além de excelência e qualidade, arquitetura e design inspiradores. A satisfação maior da equipe, formada por mais de 40 profissionais, é traduzida não apenas pela coleção de prêmios mas, sobretudo, pelos laços criados com clientes que muitas vezes se tornam parceiros de longo prazo.

PROGRAMAÇÃO

  • 14h00 - 15h00 Credenciamento
  • 15h00    Solenidade de Abertura
  • 16h00 - 16h30 Palestra Escritório Bloco Arquitetos
  • 16h30 - 17h00 Palestra Arquitetos Associados (Arq. Urb. Bruno Santa Cecília)
  • 17h00 - 18h00 Palestra Studio Arthur Casas (Arq. Urb. Arthur Casas)
  • 18h00 - 18h40 Painel de Debates, sob mediação do colunista do jornal Folha de São Paulo, Raul Juste Lores
  • 19h00 - 21h00 Coquetel de Encerramento

Sobre os palestrantes

Graduado pela Universidade Mackenzie em 1983, Arthur Casas é arquiteto e urbanista cujo trabalho é reconhecido no Brasil há mais de duas décadas. O vocabulário descontraído e, ao mesmo tempo, elegante de sua obra resgata a tradição inovadora do modernismo nacional.

Construiu sua carreira a partir do desenho de móveis e da arquitetura de interiores, expandindo gradualmente sua atuação para incluir residências, edifícios e projetos urbanos. Mantém a preocupação constante em reinventar seu trabalho em diálogo intenso com a equipe, sem perder de vista os elementos que pautaram seu renome.

Voltar para a página principal

LOCAL DO EVENTO: Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB), Casa do Professor

A Casa do Professor abriga hoje, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB). O projeto é do arquiteto e urbanista Nonato Veloso, que venceu um concurso aberto a professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB e a arquitetos e urbanistas que trabalhavam no campus, em 1999. No entanto, a edificação só começou a ser construída em 2003 e as obras finalizaram um ano depois. Localizada no campus da UnB (Gleba A) e próxima à L3-Norte, a Casa do Professor possui área construída de 764,21m2. O projeto respeita a escala e a horizontalidade do lugar. Ele traz paredes brancas, planta regular, vigas de concreto armado aparente na cobertura e empenas soltas que emolduram o edifício. No térreo, foi projetada uma galeria para exposições e eventos, além de áreas de apoio, como cozinha e almoxarifado. Subindo uma escada metálica, é possível acessar o pavimento superior, onde estão localizadas as salas de reuniões, de diretoria e o arquivo. Imagem: Cristiano Ramalho.

Subscribe to our newsletter