Bloco Arquitetos

O Bloco Arquitetos foi fundado em Brasília, em 2008. A proposta é refletir sobre a temporalidade, materialidade e permanência de cada projeto e sua relação com a herança arquitetônica da cidade. A arquitetura é vista como uma ferramenta de mediação entre usuário e meio ambiente, portanto, se acredita que cada projeto deva responder a condições muito específicas apresentadas por seu contexto físico, cultural e social.

Os projetos desenvolvidos pelo escritório são reconhecidos nacional e internacionalmente. Em 2017, ele foi um dos dez finalistas do Prêmio de Arquitetura Tomie Ohtake Akzo Nobel com o projeto da “Casa Torreão”. Já o projeto da loja “Outsider” foi um dos representantes do Brasil no livro “Radical – 50 Arquitecturas Latinoamericanas”, de Arquine, México.

Nos últimos dois anos, sua equipe tem se destacado em eventos como o MDA Mendoza, na cidade de Mendoza, na Argentina, evento organizado pelo CAMZA (Colegio de Arquitectos de Mendoza), onde seus sócios foram palestrantes. Em 2015, o Bloco Arquitetos foi um dos escritórios selecionados para representar o Brasil na Bienal Latinoamericana de Arquitetura – BAL2016, em Pamplona (Espanha). No mesmo ano, participou de conferências em Madri e Alicante. Já os trabalhos desenvolvidos receberam elogios e prêmios ao redor do mundo, com ênfase em:

2016 - Casa Paineira recebe uma indicação para concorrer ao prêmio MCHAP-2016 “Mies Crown Hall Americas Prize”, del Illinois Institute of Technology – Chicago;

2016 - Finalista do Prêmio “Building of the Year Award - Archdaily”, categoria comercial, loja Outsider;

2016 - Dois projetos foram selecionados entre os 100 projetos mais visitados do site da Archdaily Brasil (Casa Torreão e Casa Malva)

2015 - O projeto da loja Outsider vence o primeiro lugar do prêmio “O Melhor da Arquitetura 2015” – Brasil, na categoria comercial.

2014 - O edifício POSEAD em Brasília esteve entre os 15 projetos pré-selecionados para a IX Bienal Ibero-Americana de Arquitectura y Urbanismo em Rosário, na Argentina.

2013 e 2011 - Finalista do prêmio “O Melhor da Arquitetura 2015” com o Clube Alphaville Brasília e a Casa Migliari.

PROGRAMAÇÃO

  • 14h00 - 15h00 Credenciamento
  • 15h00    Solenidade de Abertura
  • 16h00 - 16h30 Palestra Escritório Bloco Arquitetos
  • 16h30 - 17h00 Palestra Arquitetos Associados (Arq. Urb. Bruno Santa Cecília)
  • 17h00 - 18h00 Palestra Studio Arthur Casas (Arq. Urb. Arthur Casas)
  • 18h00 - 18h40 Painel de Debates, sob mediação do colunista do jornal Folha de São Paulo, Raul Juste Lores
  • 19h00 - 21h00 Coquetel de Encerramento

Sobre os palestrantes

O Bloco Arquitetos é composto por três sócios, formados pela Universidade de Brasília (UnB), com cursos no Exterior.

Voltar para a página principal

LOCAL DO EVENTO: Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB), Casa do Professor

A Casa do Professor abriga hoje, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB). O projeto é do arquiteto e urbanista Nonato Veloso, que venceu um concurso aberto a professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB e a arquitetos e urbanistas que trabalhavam no campus, em 1999. No entanto, a edificação só começou a ser construída em 2003 e as obras finalizaram um ano depois. Localizada no campus da UnB (Gleba A) e próxima à L3-Norte, a Casa do Professor possui área construída de 764,21m2. O projeto respeita a escala e a horizontalidade do lugar. Ele traz paredes brancas, planta regular, vigas de concreto armado aparente na cobertura e empenas soltas que emolduram o edifício. No térreo, foi projetada uma galeria para exposições e eventos, além de áreas de apoio, como cozinha e almoxarifado. Subindo uma escada metálica, é possível acessar o pavimento superior, onde estão localizadas as salas de reuniões, de diretoria e o arquivo. Imagem: Cristiano Ramalho.

Subscribe to our newsletter