Arquitetos Associados

Arquitetos associados é um estúdio colaborativo dedicado à arquitetura e urbanismo sediado em Belo Horizonte, MG, Brasil. O escritório trata cada projeto como um trabalho específico para o qual uma organização de trabalho própria é definida, o que permite a formação de equipes de projeto variadas, inclusive com a participação eventual de colaboradores externos. Esse modus operandi dinâmico amplia a qualidade de resposta aos problemas específicos de cada projeto e dilui a questão autoral, permitindo a transformação permanente e a redefinição do grupo a cada trabalho, o que contribui para seu aprimoramento conceitual. O trabalho de cada um dos sócios toma a tradição da arquitetura moderna brasileira como ponto de partida.

Com sutis diferenças de abordagens, procuram repensar alguns de seus principais conceitos a fim de buscar respostas adequadas e inovadoras para os problemas contemporâneos da arquitetura e das cidades brasileiras.

Desenvolvido em paralelo à prática docente, o trabalho do escritório lida com uma extensa variedade de escalas e programas, da moradia individual a edifícios públicos e espaços urbanos, sempre comprometido em repensar as questões programáticas e construtivas para além das aplicações usuais. A pesquisa permanente é favorecida pela participação intensa em concursos públicos de arquitetura, paralela à reconsideração da construção vernácula em edificações de pequena escala. Uma abordagem contemporânea focada no desenho dos principais elementos infraestruturais reconhece as virtudes da indeterminação e busca uma abertura direcionada para a ampliação da vida útil dos edifícios paralela à consideração das mudanças de uso, crescimento e transformação no tempo. Essa abordagem permite ainda algumas inserções menos convencionais no mercado da construção civil ao recuperar conceitos como flexibilidade, mutabilidade e abertura ao usuário.

A maturidade no trato dos problemas mais críticos da arquitetura e do urbanismo vem sendo atestada pelos numerosos prêmios conquistados em concursos realizados em todo o Brasil nos últimos 15 anos: 11 primeiros lugares, 4 segundos lugares, 3 terceiros lugares, 14 menções honrosas, 14 prêmios de melhor projeto e melhor obra construída, incluindo o prêmio internacional ex-aequo na 4ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 1999, o prêmio ex-aequo na VII BIAL – Bienal Ibero-americana de Medellin, na Colômbia, em 2012, os prêmios de melhor obra construída no Brasil em 2015 da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte e prêmio ex-aequo na X BIAL – Bienal Ibero-americana de São Paulo, em 2016 para a Galeria Claudia Andujr, também indicada para o MCHAP - Mies Crown Hall Architecture Prize, de Chicago, na categoria Architecture in Americas e Emerging Architects.

Seus trabalhos foram publicados nas melhores revistas especializadas brasileiras, como Monolito, Bamboo, ProjetoDesign, AU, Finestra, Arquitetura&Construção, ArcDesign, Arquitetura&Aço, o periódico digital Vitruvius; nas revistas estrangeiras C3, L'Architecture D'Aujourd d'Hui, The Plan, I'industrie delle costruzioni, Summa+ e ainda nos livros “Brasil: Jovens Arquitetos”, publicado em 2004 pelo professor da UFRJ e crítico de arquitetura Roberto Segre, “Ainda Moderno: Arquitetura Brasileira Contemporânea”, publicado em 2006 por André Correa do Lago e Lauro Cavalcanti, 1000 Architects of America, "Worldwide Architecture – the next Generation, 2010" e Entre - entrevistas com arquitetos.

Integraram as exposições “Panorama de la Arquitectura Brasileña” na Universidad de los Andes, Bogotá, Colômbia, em setembro de 2004, montada em 2005 em Montevidéu e Buenos Aires, e no ano de 2006 em Nápoles e Barcelona; “8 Arquitetos. 54 Projetos”, na Casa do Baile, Belo Horizonte (MG), em abril de 2004; a exposição itinerante “Diálogos”, exibida no Teatro Nacional, em Brasília, em outubro de 2005, e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em dezembro de 2005; “Encore moderne? Architecture brésilienne 1928-2005” no Institut Français D’Architecture, em Paris (França); Bienal de Arquitetura de Daijeon, na Coreia do Sul, em 2010; Integrou a representação brasileira na VII Bienal Iberoamericana de Arquitetura – VII BIAU, em Medellin, Colômbia, em outubro de 2010 com a obra Centro Educativo Burle Marx em Inhotim, Brumadinho (MG); White Cube, Green Maze, realizada em setembro de 2012 no Carnegie Museum of Art de Pittsburgh, Estados Unidos. Em 2011, foi um dos dois escritórios representantes do Brasil na 2ª Bienal Iberoamericana de Pamplona, na Espanha, e integrou o Fórum Jovens Arquitetos Latino Americanos, em Fortaleza (CE).

Em 2013, foi o escritório brasileiro selecionado para o evento “Latitudes: Architecture in the Americas”, promovido pela University of Texas em Austin (EUA) e pela FAU-USP, que apresenta oito escritórios, um de cada país, e ainda integrou a exposição “Neun Neue – Nove Novos –Emerging Architects from Brazil”, no Deutches ArchitekturMuseum em Frankfurt, na Alemanha.

PROGRAMAÇÃO

  • 14h00 - 15h00 Credenciamento
  • 15h00    Solenidade de Abertura
  • 16h00 - 16h30 Palestra Escritório Bloco Arquitetos
  • 16h30 - 17h00 Palestra Arquitetos Associados (Arq. Urb. Bruno Santa Cecília)
  • 17h00 - 18h00 Palestra Studio Arthur Casas (Arq. Urb. Arthur Casas)
  • 18h00 - 18h40 Painel de Debates, sob mediação do colunista do jornal Folha de São Paulo, Raul Juste Lores
  • 19h00 - 21h00 Coquetel de Encerramento

Sobre os palestrantes

Bruno Santa Cecília é arquiteto e urbanista [1999], mestre [2004] e doutor [2016] em teoria e prática do projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG. É professor de projeto nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidades FUMEC e UFMG. É autor dos livros “Éolo Maia: complexidade e contradição na arquitetura brasileira” (Ed. UFMG, 2006) e “Brazil Architectural Guide” (Dom Publishers, 2013). É sócio titular do escritório arquitetos associados desde 1999.

Voltar para a página principal

LOCAL DO EVENTO: Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB), Casa do Professor

A Casa do Professor abriga hoje, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB). O projeto é do arquiteto e urbanista Nonato Veloso, que venceu um concurso aberto a professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB e a arquitetos e urbanistas que trabalhavam no campus, em 1999. No entanto, a edificação só começou a ser construída em 2003 e as obras finalizaram um ano depois. Localizada no campus da UnB (Gleba A) e próxima à L3-Norte, a Casa do Professor possui área construída de 764,21m2. O projeto respeita a escala e a horizontalidade do lugar. Ele traz paredes brancas, planta regular, vigas de concreto armado aparente na cobertura e empenas soltas que emolduram o edifício. No térreo, foi projetada uma galeria para exposições e eventos, além de áreas de apoio, como cozinha e almoxarifado. Subindo uma escada metálica, é possível acessar o pavimento superior, onde estão localizadas as salas de reuniões, de diretoria e o arquivo. Imagem: Cristiano Ramalho.

Subscribe to our newsletter